Organização básica em 3 passos simples

Sabemos que muitas empresas de pequeno a médio porte costumam navegar em águas turbulentas. Algumas vezes são as mudanças na economia que impactam no negócio, outras vezes, o surgimento de um novo concorrente abala as estruturas e a falta de tempo e recursos para investir acaba impedindo o empresário de realizar um planejamento mais robusto. Neste cenário, o resultado é: a empresa está sempre apagando incêndios e não há tempo nem energia para a análise de oportunidades de melhorias em seus processos ou serviços. Você verá a palavra COMPETITIVIDADE muitas vezes por aqui, pois este fator é a chave do que uma empresa precisa para sair nas frentes dos concorrentes e obter sucesso. Veja no infográfico abaixo que todos os caminhos benéficos para sua empresa, levarão à competitividade: O que queremos mostrar nesta publicação são maneiras de aumentar a competitividade de sua empresa através da simplificação e adequação de processos. São ações que podem ser aplicadas mesmo nas menores empresas. No Brasil, cerca de 65% das empresas de pequeno porte fecham as portas após 5 anos de vida¹. Segundo o Sebrae, esse dado é relevante por diversos fatores, mas também por que a grande maioria dos municípios brasileiros é composta por empreendimentos de pequeno e de médio porte. O grande desafio não é simplesmente conquistar, mas manter-se líder ao longo do tempo, ser sustentável. A primeira ação para você fugir dessa taxa e evitar a falência da sua empresa, nos primeiros anos de vida é fazer o possível para antecipar os problemas que virão pela frente. Por isso, sugerimos começar Simplificando sua Empresa, seguintes os seguintes passos:

Passo 1: Mapeando processos

Uma empresa é feita de processos, que são realizados por pessoas ou automatizados, em parte. Sendo assim, a qualidade dos processos ditará a qualidade do produto ou serviço oferecido ao mercado que, por sua vez, ditará o fator competitividade daquela empresa (lembra-se do infográfico?).

Passo 2: Criando procedimentos

Após desenhar o mapa amplo de processos de sua empresa, está na hora de aprofundar um pouco mais. Uma ação importante após o mapeamento do funcionamento da empresa é a criação ou modificação de procedimentos, além de seu registro.

Passo 3: Organizando o que está desorganizado

Pode parecer trivial, mas a organização da empresa é fundamental para o sucesso nos negócios. Não estamos falando aqui apenas de arrumação do escritório. E sim, de organização de procedimentos (já citada no item anterior), documentos, históricos, dados de clientes, ativos, recursos e, também, da organização física da sede/escritório. Saiba mais detalhes sobre os 3 passos para organizar sua empresa baixando nosso e-book gratuito e mãos à obra!